O nome original da comemoração que conhecemos mais popularmente como Halloween é Samhain (lê-se Sou-ein). Essa festividade fazia parte da cultura celta. Os celtas eram um povo que viveu na Europa, em tempos muito antigos. Esse povo surgiu de uma mistura de povos que migraram, encontraram-se e fundiram-se a cerca de 2.000 a.C, mas há quem defenda que eles são muito mais antigos, passando essa data para em torno de 6.000 a.C, após a última Era Glacial. Mas enfim, foi desse povo que surgiram muitas comemorações que marcavam as trocas das estações e as mudanças sazonais. Cada uma correspondia um período propício para uma atividade de sobrevivência, como plantio e colheita, por exemplo e para as relações com o mundo espiritual, como lembrar de seus ancestrais e honrá-los.
Samhain era celebrado no pico do Outono, no dia do ano em que a noite era mais longa que o dia, o sol estava enfraquecendo e o frio aumentando, preparando-se para a chegada do inverno. Dia 31 de Outubro no Hemisfério Norte e 1º de Maio no Hemisfério Sul. É quando faziam a última colheita, sacrificavam seu gado e preservavam sua carne para o Inverno, pois os rebanhos não sobreviveriam à rigidez do frio. Era também quando a linha tênue que separa o nosso mundo físico do mundo espiritual era mais fino e o contato com aqueles que já partiram era mais propício. O poder da Magia pode ser sentido no ar nesta noite. É o momento de honrar os ancetrais e todo o legado deixado por eles, que são lembrados com amor. Por isso também é chamado de Festa Ancestral.
Samhain é um festival do fogo, então fogueiras eram acesas para que os espíritos pudessem encontrar seu caminho para o outro mundo. Uma das práticas mais famosas é o Jack O'Lantern (a máscara de abóboras). Essas máscaras eram usadas por quem saísse na noite de Samhain. A sombra provocada por elas servia para afastar os maus espíritos e seres que viessem para perturbar. Elas também eram colocadas nos batentes das janelas ou na porta de entrada da casa para protegê-la. O Trick or Trating (gostosuras ou travessuras) era originalmente um costume praticado pelos adultos. Eles passavam de casa em casa entoando cântigos da época e eram presenteados com agrados. Nesta noite os ancestrais eram presenteados com oferendas.Samhain é tempo de refletir sobre o ano que passou e estabelecer novas metas para o ano que entra, pois era considerado o ano novo, quando tudo morre para renascer mais tarde na Roda do Ano.
A próxima postagem será sobre a comeoração antiga de 31 de Outubro (Hemisfério Sul). Acompanhe!!!
Comentários
Postar um comentário